Os medalhados olímpicos Pedro Pichardo, Jorge Fonseca, Fernando Pimenta e Patrícia Mamona lideram as nomeações aos prémios Desportistas do Ano 2021, divulgadas ontem pela Confederação do Desporto de Portugal.
No setor masculino, os três nomeados têm a companhia do andebolista Rui Silva, do paracanoísta Norberto Mourão e do ciclista João Almeida.
Para atleta feminina do ano, Patrícia Mamona disputa o troféu com a canoísta Teresa Portela, a ciclista Maria Martins, a ginasta Filipa Martins e a judoca Telma Monteiro.
Por seu lado, as seleções nacionais de andebol, futsal e ténis de mesa Síndrome de Down ITTADS concorrem para a categoria de equipa do ano, juntamente com a equipa K4 500 metros masculino de canoagem e com a equipa olímpica e paralímpica de judo. Jorge Pichardo, Hélio Lucas e Pedro Soares estão nomeados para treinador do ano, ao lado do selecionador de futsal Jorge Braz e de Lourenço França, da ginástica.
Entre as jovens promessas em destaque no último ano, são finalistas o canoísta Pedro Casinha, o ciclista Iuri Leitão, o futsalista Zicky, a judoca Joana Crisóstomo e a dupla de velejadores Pedro Costa e Diogo Costa.
Os vencedores nas respetivas categorias serão conhecidos na 25.ª Gala do Desporto, que decorrerá dia 03 de março, no Casino Estoril.
A votação conta com a participação do público, que pode votar até às 17 horas do dia anterior, através do site www.cdp.pt.
Na Gala, para além do anúncio dos vencedores nas cinco categorias, também serão distinguidas as Personalidades do Ano, indicadas pelas federações desportivas nacionais, bem como a homenagem aos campeões europeus e mundiais em 2020/21.