O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) agravou para aviso laranja o alerta meteorológico devido à previsão de precipitação intensa nos distritos de Aveiro, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu. O aviso, de nível intermédio numa escala de três, vigora até às 15h00 deste sábado e contempla períodos de chuva forte e persistente.
Mantêm-se sob aviso amarelo até às 15h00 os distritos de Castelo Branco, Lisboa, Portalegre e Santarém, também devido à previsão de chuva intensa. Já no Porto, o aviso amarelo termina mais cedo, às 12h00.
O mau tempo que está a afetar o país, sobretudo as regiões Norte e Centro, resulta da passagem da depressão Benjamim, que tem provocado agravamento das condições meteorológicas desde a madrugada.
Para este sábado, o IPMA prevê céu muito nublado ou encoberto, com precipitação por vezes forte e persistente nas regiões Norte e Centro. No Baixo Alentejo e Algarve, a chuva será em geral fraca. Está ainda prevista uma ligeira descida da temperatura máxima no Norte, Centro e Algarve.


