A Câmara Municipal de Lamego já instalou mais de 100 armadilhas, em locais estratégicos, com o objetivo de proteger as abelhas europeias e preservar o ecossistema local.
Esta ação faz parte de um plano para combater a crescente ameaça da vespa asiática, em parceria com as juntas de freguesia. O plano de instalação das armadilhas está alinhado com o início da atividade desta espécie invasora, predadora das abelhas europeias.
Com o aumento da temperatura, as vespas fundadoras emergem da hibernação, tornando-se uma ameaça à biodiversidade. A principal meta é capturar as vespas antes que formem os ninhos primários, controlando assim a sua propagação.
As armadilhas estão identificadas e oferecem informações à comunidade. O Município de Lamego mantém, deste modo, a missão de proteger os recursos naturais essenciais à sustentabilidade do território e evitar o surgimento de novos ninhos.
A supervisão contínua desta ação está a cargo do Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC), que realiza uma avaliação detalhada das áreas mais críticas para a presença da vespa asiática.