Mafalda Silva, atleta Montemorense, evoluiu este sábado no estrado do Campeonato Europeu de Halterofilismo de Juvenis – (EWF) European Youth & U15 Championships – 2023 -, na Moldávia, Mafalda Silva, onde representou Portugal na categoria de 76Kg.

A jovem atleta do concelho de Montemor-o-Velho traz na bagagem o 8º lugar da competição em igualdade pontual com a 7ª – 151 pontos de Total Olímpico. Este resultado vem confirmar que a atleta da Associação Académica de Coimbra é um dos grandes valores da modalidade a nível europeu e vem reiterar o reconhecimento da sua carreira com a atribuição do prémio Atleta Formação, conquistado na Gala Francisco Salgado Zenha da Associação Académica de Coimbra, esta terça-feira, dia 27 de junho.

De salientar a importância desta conquista, tendo em conta que esta foi a sua primeira experiência em termos deste tipo de competição (apenas tinha competido em Espanha) e o seu primeiro ano no escalão. A atleta vai fazer em agosto apenas dois anos que iniciou a prática do halterofilismo.

Tendo em conta os resultados obtidos e as mudanças que vão ocorrer no escalão, Mafalda Silva no próximo ano será candidata a um lugar no pódio no Campeonato Europeu de Halterofilismo.

Informações complementares:

Ana Mafalda Cavaleiro Silva é Bicampeã Nacional de Halterofilismo no escalão de Juvenis na categoria de 76Kg. É detentora dos Recordes Nacionais de Arranco, Arremesso e Total Olímpico nas categorias dos 76Kg e 81Kg nos escalões de Juvenis e Juniores.

É atleta da Associação Académica de Coimbra (AAC), clube onde se iniciou na modalidade em Agosto de 2021.

Em 16 de setembro de 2022, ganhou o Grande Prémio Internacional Feminino da Cidade de Gandia (Espanha), em representação da Associação Académica de Coimbra.

Este ano participou nas duas primeiras jornadas da Liga espanhola – Copa del Rey – onde detém o 1º lugar do ranking no escalão sub 17 (em Espanha).