Janeiro foi seco e o 4.º mês mais frio dos últimos 20 anos, divulgou Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O menor valor da temperatura mínima foi registado no dia 11 em Miranda do Douro, Bragança (-8,7 graus) e o maior valor em Alcoutim, em Faro, no dia 28 (22,4 graus).
Segundo o relatório, as três primeiras semanas de janeiro foram extremamente frias com valores da temperatura máxima e mínima do ar muito inferiores ao valor normal. Foram igualmente caracterizadas pelo desconforto térmico associado às baixas temperaturas e abrangência territorial.
Ao nível do território, o dia 9 de janeiro foi o dia mais frio neste período, com 2,98 graus Celsius de temperatura média, sendo de referir ainda os dias 5, 6 e 8, com valores médios de temperatura média inferiores a 4 graus.
A partir de dia 20, verificou-se uma subida de temperatura tendo terminado a situação de frio prolongado que se verificava em Portugal continental.

No que diz respeito à precipitação em janeiro, até dia 20 não se verificou a ocorrência de chuva em quase todo o território.
O Boletim indica ainda que no final de janeiro verificou-se o aparecimento da classe de seca fraca em alguns locais do Baixo Alentejo e Algarve, devido aos baixos valores de precipitação que ocorreram nessas regiões durante o mês.
No final de janeiro, 61,9% de Portugal continental estava em situação de seca normal, 25,6% em chuva fraca e 12% em seca fraca.
