Um estudo publicado na revista Journal of Child and Family Studies com o propósito de ajudar a compreender os problemas da alimentação e da ingestão de alimentos na vida das crianças e adolescentes portugueses ensina os pais a lidar com os problemas alimentares. O estudo é da autoria dos investigadores das universidades Católica e do Minho.
De acordo com a revista, o principal foco desta investigação foi precisamente o de compreender os mecanismos coexistentes entre o comportamento alimentar e o funcionamento psicológico global de crianças e adolescentes através de uma amostra não-clínica.
A realização do estudo foi, também, motivada para compreender os problemas da alimentação e da ingestão considerando a perceção dos pais e professores.
A investigação centrou-se na avaliação de um conjunto diversificado de problemas emocionais e comportamentais, incluindo a presença de ‘picky eating’ (alimentação restritiva) e ‘overeating’ (alimentação excessiva), em crianças e adolescentes com idades compreendidas entre os seis e os 18 anos, numa amostra total de 2.687 jovens.
Esta avaliação contou com a colaboração de pais, professores e dos próprios jovens, considerando a perspetiva de cada um.
O estudo revelou que a alimentação restritiva foi identificada em 23,1% dos participantes, sendo esta mais comum nas crianças mais novas.
Já a alimentação excessiva foi identificada em 24% dos participantes, sendo mais comum nas crianças mais velhas, com nível socioeconómico mais baixo e com excesso de peso.
Além disso, os resultados evidenciaram que tanto o ‘picky eating’ como o ‘overeating’ estão associados à presença de um conjunto diversificado de problemas emocionais e comportamentais nas crianças e adolescentes.
Os investigadores concluíram ainda a necessidade de haver um olhar integrador sobre o funcionamento global das crianças e adolescentes quando o objetivo é compreender o terreno favorável para a emergência de problemas da ingestão e alimentação, ao longo das diferentes etapas de desenvolvimento das crianças e adolescentes.