O índice de transmissibilidade Covid voltou a subir na região da grande Lisboa. De acordo com o secretário de Estado da Saúde, o R está agora em 1,2, ou seja, cada 100 pessoas podem infetar outras 120.
Relativamente à testagem, Diogo Serras Lopes garante que a máquina está oleada, mas é que é preciso testar mais:
De acordo com o governante, estes dados são preocupantes e estão a ser analisados, sendo que o Ministério da Saúde promete fazer tudo para controlar o aumento de casos na região.
Refira-se que, no Conselho de Ministros desta semana, vai ser decidido se haverá medidas adicionais ou recuo no desconfinamento. Apesar deste aumento, o Ministério tutelado por Marta Temido continua a sustentar que não há relação direta com os festejos do Sporting. Opinião diferente tem o epidemiologista Manuel Carmo Gomes.
Ouvido pela Antena 1, este especialista não tem dúvidas que o aumento do número de infetados com covid-19 na região de Lisboa, tendo em conta, sobretudo, as faixas etárias atingidas, está relacionado com o episódio de 11 de maio.
Carmo Gomes critica, não só as autoridades, mas também o clube, recordando que tinha deixado uma sugestão antes de acontecerem os festejos, que não foi levada em conta:
Manuel Carmo Gomes considera que ainda há tempo para conter o agravamento da situação em Lisboa, desde que se comece já o aumento da testagem, sob pena de, em menos de duas semanas, a capital atingir os 240 casos por 100 mil habitantes, a linha vermelha estabelecida pelo Governo para prosseguir o processo de desconfinamento:
Nesta entrevista à rádio pública, o epidemiologista recorda que há três armas fundamentais no combate à pandemia, salientando que a testagem continua a ser a melhor alternativa a novo confinamento:
Era o epidemiologista Manuel Carmo Gomes, em declarações à Antena 1. Aumento do número de casos de covid-19 na região de Lisboa é preocupante.
Especialistas querem aumento de testagem, autoridades de saúde garantem que é o que vai acontecer. Governo continua a sustentar que esta escalada não está relacionada com os festejos dos adeptos do Sporting. Especialistas afirmam o contrário. Mais a norte, o concelho de Braga também arrisca recuar no desconfinamento.
O presidente da autarquia revelou que o concelho pode ultrapassar rapidamente os 120 casos por 100 mil habitantes, uma vez que foram detetados vários surtos ativos, a maioria envolvendo jovens.
Em declarações à TSF, Ricardo Rio refere que já fez um apelo para que se evitem comportamentos de risco, sobretudo por parte da população mais jovem, admitindo que a polícia tenha de ser mais interventiva:
Os festejos dos adeptos do Sp. Braga pela conquista da Taça de Portugal também poderão contribuir para um agravamento da situação nos próximos dias, embora o autarca afirme que houve contenção:
Aumento de casos de covid-19 em Lisboa e Braga preocupa autoridades de saúde. Entretanto, está marcada para sexta-feira uma reunião, no Infarmed, com Lisboa e o verão na agenda.
Segundo a RTP, vai ser avaliada a situação, em especial da região de Lisboa e Vale do Tejo, dado o aumento do número de casos, bem como do índice de transmissibilidade.
Ainda de acordo com a estação pública de televisão, estão a ser equacionadas novas orientações para os planos de desconfinamento, tendo em vista o próximo verão.