Os 112 anos da República vão ser celebrados ao ar livre, esta quarta-feira, na Praça do Município, em Lisboa, junto da população que quiser assistir à cerimónia, que começou às 12.10, com o hastear da Bandeira Nacional.
Depois da cerimónia nos Paços do Concelho, onde vai discursar, Marcelo Rebelo de Sousa seguirá para o Palácio de Belém, cujos jardins estão abertos ao público até às 18 horas, tal como o Museu da Presidência, para assinalar a efeméride.
O primeiro-ministro, António Costa, também marca presença na Praça do Município, de onde segue para o jardim do Palacete de São Bento, para inaugurar uma exposição de arte contemporânea portuguesa, com uma seleção de 15 artistas.
A Assembleia da República também vai estar de portas abertas, entre as 15 e as 18 horas, para comemorar a revolução republicana de 1910. Quem visitar o Parlamento poderá ver o original da Constituição de 1911, da I República, assim como as propostas que nesse período da história nacional foram apresentadas para o busto da República.
As maquetas do concurso aberto, na época, para a estátua da República do hemiciclo, vão estar expostas nos corredores do Parlamento e, às 18, na Sala do Senado, uma formação da Orquestra Sinfónica do Algarve dará um concerto, com entrada livre.