A Porto Editora já lançou as dez candidatas a “Palavra do Ano” de 2022. A votação decorre até ao último dia do ano, 31 de dezembro.

Assim, a concurso estão as seguintes palavras: “Abusos”; “Ciberataque”; “Energia”; “Guerra”; “Inflação”; “Juros”; “Nuclear”; “Rainha”; “Seca”; e “Urgências”.

De acordo com a Porto Editora, as dez palavras do ano permitem “traçar um retrato dos acontecimentos que marcaram a vida coletiva do país”. No ano passado, “vacina” foi a vencedora.

Os vocábulos finalistas são escolhidos “através das sugestões recebidas no site da iniciativa, das pesquisas dos utilizadores feitas no Dicionário da Língua Portuguesa Infopedia e do trabalho permanente de observação e acompanhamento da realidade da língua portuguesa”.

Pode votar na “Palavra do Ano” através do site palavradoano.pt.