Grupo Greenvolt inaugura o primeiro projeto solar de grandes dimensões em Portugal, a
Central Solar Fotovoltaica de Tábua, em Coimbra, num investimento de cerca de 40 milhões de euros.


Central Solar conta com 90 mil painéis solares fotovoltaicos. A capacidade instalada é de
48 MWp, permitindo gerar mais de 60 GWh/ano de energia verde.


Energia limpa produzida será injetada na rede elétrica nacional, sendo capaz de suprir as
necessidades médias de 60 mil famílias anualmente.


Inauguração acontece em paralelo com a primeira iniciativa do programa de literacia energética do Grupo Greenvolt, uma visita guiada pela central destinada a alunos da
Escola Secundária de Tábua.


O Grupo Greenvolt inaugurou oficialmente a Central Solar Fotovoltaica de Tábua, o seu primeiro projeto de grandes dimensões desenvolvido em Portugal. Resultado de um investimento de cerca de 40 milhões de euros, esta Central com 90 mil painéis solares fotovoltaicos, é capaz de gerar mais de 60 GWh/ano de energia verde que é injetada na rede elétrica nacional, ajudando o País a dar passos concretos rumo à transição e, também, à independência energética.


Localizado na freguesia de São João da Boa Vista, a Central Solar Fotovoltaica de Tábua é
composta por cerca de 90 mil painéis solares, ocupando uma área de aproximadamente 90
hectares, tendo todo o projeto sido realizado respeitando as medidas definidas pela autoridade
ambiental e em estreita colaboração com a comunidade local.


Com uma capacidade instalada de 48 MWp, esta Central é capaz de gerar anualmente até 60
GWh de energia renovável, obtida a partir da irradiação solar. A energia verde gerada pelos
painéis solares fotovoltaicos de silício policristalino está a ser injetada na rede elétrica nacional
através de uma linha de distribuição a uma tensão de 60 kV ligada à subestação de Tábua,
podendo abastecer cerca de 60 mil famílias.


“É um orgulho imenso estar aqui na inauguração daquele que é o primeiro projeto de geração de energia renovável grandes dimensões da Greenvolt em Portugal”, refere João Manso Neto. “Esta Central representa um forte investimento, de cerca de 40 milhões de euros, por parte do nosso Grupo no País, mas particularmente na região Centro e no concelho de Tábua, sendo um contributo para a imprescindível transição e para a independência energética”, acrescenta o CEO do Grupo Greenvolt.


Com a inauguração desta Central, num evento que contou com a presença de Ricardo Cruz,
Presidente da Câmara Municipal de Tábua, o Grupo Greenvolt está a “contribuir para a
descarbonização do País, para o cumprimento das metas climáticas assumidas. Estamos a levar energia limpa, obtida a partir da irradiação solar, tanto às empresas como às famílias, não deixando ninguém para trás”, diz Carlos Coelho, Executive Director do Grupo Greenvolt.


A inauguração da central é feita em paralelo com o lançamento do Plug into Knowledge, iniciativa de literacia energética do Grupo Greenvolt que levará a várias localidades e instituições nacionais uma agenda repleta de atividades – talks, workshops, visitas guiadas – para ligar, através do conhecimento, diferentes faixas etárias e promover um entendimento mais profundo sobre transição energética e energias renováveis.

A primeira etapa deste roadshow teve lugar em Tábua, com uma visita guiada à Central Solar, onde alunos e professores da Escola Secundária de Tábua puderam explorar, de forma interativa e pedagógica, o funcionamento e importância daquela infraestrutura renovável.


Além do desenvolvimento de projetos de grandes dimensões (Utility Scale), tanto eólicos como
solares e de soluções de baterias, em 16 países, o Grupo Greenvolt atua no segmento da Geração Distribuída, onde prossegue o crescimento da sua plataforma pan-europeia de
autoconsumo, estando já em 11 geografias, mas também gera energia limpa através de Biomassa residual em Portugal e no Reino Unido, onde detém a Tilbury Green Power e a Central de Kent.