O Governo convocou, para esta terça-feira, um Conselho de Ministros extraordinário, para a adoção de medidas de combate e prevenção da pandemia da covid-19, disse à Lusa fonte oficial do executivo.
A reunião, que será a última antes do Natal, estava prevista para se realizar na próxima quinta-feira, como é habitual, mas o líder do executivo decidiu antecipá-la já para hoje. Em análise estarão as propostas apresentadas pelo grupo de epidemiologistas que têm apoiado o executivo.
A mesma fonte adiantou que, sendo medidas com impacto na vida das pessoas, convém que sejam tomadas com antecedência, tendo em vista tornar possível uma melhor preparação e adaptação.
As novas medidas serão apresentadas pelo primeiro-ministro. Entre as várias sugestões apresentadas, contam-se a antecipação da chamada semana de contenção, já para depois do Natal ou o encerramento de discotecas e distanciamento em restaurantes e transportes públicos, como defende o bastonário da Ordem dos Médicos.
Em declarações à Antena 1, Miguel Guimarães aponta ainda o reforço da vacinação e o teletrabalho como ferramentas importantes na luta contra a pandemia:
Em entrevista à SIC Notícias, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, admite que uma semana de contenção pode ser pouco:
Recorde-se que a incidência de infeções com o vírus SARS-CoV-2 voltou a aumentar a nível nacional, passando para os 558,5 casos por 100 mil habitantes, enquanto o índice de transmissibilidade, o chamado Rt, estabilizou nos 1,07, segundo os dados oficiais divulgados esta segunda-feira.