O Governo decidiu não declarar “para já” a situação de alerta devido aos incêndios. A informação foi avançada, esta segunda-feira, pelo ministro da Administração Interna. José Luís Carneiro invocou a resposta do dispositivo e as condições meteorológicas para justificar a posição:

As altas temperaturas fizeram com que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocasse, esta segunda-feira, entre as 00h e as 21h, os distritos de Lisboa, Setúbal, Évora, Santarém, Castelo Branco e Portalegre sob aviso vermelho. Os distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Setúbal, Lisboa, Leiria, Beja, Coimbra e Braga estarão sob aviso laranja.

Em entrevista à SIC Notícias, o climatologista Mário Marques diz que a persistência de valores muito elevados da temperatura máxima poderá prologar-se até quarta-feira:

Esta semana os termómetros vão ultrapassar os 40º graus.

Devido a este quadro meteorológico, o Governo ponderou declarar situação de alerta, contudo, o ministro da Administração Interna disse que “para já” não vai ser declarada a situação de alerta devido aos incêndios rurais, tendo em conta a resposta do dispositivo ao combate e as condições meteorológicas.

Dar nota que esta segunda-feira, mais de 120 concelhos do interior Norte e Centro e dos distritos de Beja e Faro estão em perigo máximo de incêndio.