Os apoios extraordinários lançados pelo Governo devido à pandemia já chegou a 2,9 milhões de pessoas e a 179 mil empresas, com pagamentos de 3.813 milhões de euros. Este valor, divulgado esta sexta-feira pelo Ministério do Trabalho, inclui dispensas contributivas.

O Executivo adianta ainda que “estes apoios foram determinantes para apoiar a manutenção dos postos de trabalho e impedir um crescimento muito elevado do desemprego, tal como é aliás reconhecido pelo Banco de Portugal. Em resultado disso, em março, de acordo com os dados do INE, a taxa de desemprego estava nos 6,5%, o que compara com 6,3% em março de 2020”.

O comunicado do Governo anuncia também o novo Incentivo à Normalização da Atividade, um “instrumento flexível impede despedimentos até nove meses e concede um incentivo financeiro por trabalhador”.

De referir que este novo Incentivo está disponível para as empresas que tenham recorrido ao ‘lay-off’ simplificado ou ao apoio extraordinário à retoma progressiva no primeiro trimestre deste ano, e as candidaturas estão disponíveis a partir da próxima semana.