Osecretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, disse, esta quinta-feira, que apesar de ainda não se saber ao certo quando será o pico desta vaga, está na altura de começar a pensar em abrir espaços que ainda estão fechados, como as discotecas. Isto, dado o ritmo de vacinação que se está a verificar no país.
“Estamos praticamente a atingir a meta da vacinação completa para os mais de 60 anos. É uma meta muito importante – independentemente das outras como a imunidade de grupo – e que nos permite repensar as medidas restritivas face à introdução de medidas como as do certificado. E a questão das discotecas, acho que já começa a ser altura de poderemos pensar abertamente nessa solução, tendo em conta que estamos já com este nível de vacinação”, disse Duarte Cordeiro…. Contudo, não sabe ao certo quando é o momento ideal para que estes espaços – que estão fechados há mais de um ano, desde o início da pandemia – devem abrir portas.
Questionado sobre a taxa de adesão dos jovens às vacinas, Duarte Cordeiro lembrou que a campanha entre os mais novos começou há pouco tempo, mas admitiu que “é importante pensar em medidas que permitam associar a liberdade de circulação, de abertura de determinadas atividades com a necessidade de vacinação para também estimular os jovens à vacinação”.
6O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, disse, numa audição parlamentar, que o programa Apoiar vai ser alargado às empresas que continuam encerradas desde o início da pandemia e explicou que “a perspetiva mais vigorosa” da economia para o terceiro trimestre tem de ser agora “mais moderada” devido à evolução da Covid-19, que está a afetar o turismo.
A Associação Nacional de Discotecas considera que os apoios ao setor anunciados pelo Governo “são tardios, ainda que bem-vindos”, e insistiu que há condições para a reabertura, após 16 meses de encerramento devido à Covid-19.