O Município de Gouveia inaugura, no próximo dia 23 de março, as Ilhas Ecológicas para compostagem comunitária, implementadas em vários pontos da cidade.
A iniciativa tem lugar, pelas 10h30, na Rua do Outeiro, prosseguindo depois para a Avenida dos Bombeiros Voluntários de Gouveia (junto ao Mercado Municipal), dois dos locais onde se encontram implantadas as novas ilhas.
Para além destes dois equipamentos, encontram-se instalados, pela cidade, mais três, localizados em zonas estratégicas, como na Urbanização Mira Serra, na Rua Cidade da Covilhã (junto ao cemitério novo) e na Rua das Escolas (junto ao parque infantil).
Cada ilha ecológica integra 3 compostores individuais, com uma capacidade de 1 metro cúbico, para receber os bioresíduos verdes e castanhos e um quarto contentor para servir de apoio, onde será colocada a “fração seca” ou estilha, resultante das podas de árvores ou material lenhoso de grande dimensão.
A instalação destas ilhas resultou de uma candidatura denominada “ecoBairros”, apresentada no âmbito da CIMBSE ao Fundo Ambiental, com um investimento aproximado de 52 mil euros.
Com esta iniciativa, o Município de Gouveia pretende sensibilizar a comunidade em geral para a adoção de boas práticas ambientais e para a importância da compostagem enquanto processo natural de reciclagem e reaproveitamento da matéria orgânica.
Para além disso, este procedimento permitirá, ainda, reduzir a quantidade de resíduos nos, aterros e nos contentores de lixo doméstico, bem como melhorar a qualidade dos solos, do ar e da água minorando a utilização de fertilizantes químicos.
A implementação deste projeto, a par de outras medidas, confirmam a preocupação do Município de Gouveia em contribuir para o cumprimento de metas de reciclagem e consequente preservação ambiental, alinhadas com as politicas nacionais e comunitárias de valorização dos biorresíduos.