O Teatro Cine de Gouveia foi inaugurado, em 1942, constituindo, desde essa altura, um dos  principais equipamentos culturais do concelho de Gouveia e da região, que acolhe uma  programação cultural eclética e dinâmica, com espetáculos de qualidade internacional. 

As últimas obras de requalificação do edifício datam de 1998, pelo que, nos últimos anos, acusava  alguma degradação, que urgia reparar, por forma a estimar e dignificar esta grande sala de  espetáculos. 

Nesse sentido, foram iniciadas, já este ano, obras de requalificação do edifício, que se têm  limitado, por enquanto, ao interior do mesmo e que irão abranger, no seu exterior, a intervenção  em paredes e cobertura, assim que o tempo seco estabilizar. 

A obra visa conservar e melhorar este edifício de traça icónica e melhorar as suas condições de  funcionamento, nomeadamente ao nível do conforto dos espetadores, artistas e profissionais da  cultura. 

Recorde-se, que adjudicação da obra que determinou, em julho de 2022, a suspensão da  programação cultural deste espaço, decorreu de um primeiro concurso público que determinou  a adjudicação por um valor de cerca de 340.000 euros, sendo que, por consequência de questões  administrativas, que provocaram atraso no inicio dos trabalhos, associados ainda ao crescimento  generalizado e abrupto dos preços de mercado, a empresa adjudicatária formalizou a sua  desistência, no final do verão passado. 

Para contornar a situação de impasse foi lançado novo concurso público para execução da obra,  reforçando a disponibilidade financeira (preço base) para a sua execução para um valor próximo  dos 542.000 euros, por forma a evitar a repetição do desinteresse das empresas construtoras.  Neste sentido, ainda em novembro de 2022, foi efetuada nova adjudicação e contrato da obra e,  entretanto, resolvidas as questões de cofinanciamento através do novo programa de apoio gerido pela Secretaria de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, pela DGAL  e pela CCDRC. 

Sem prejuízo de outros imprevistos, que possam decorrer durante a execução desta obra, a sua  conclusão encontra-se prevista para o final do presente ano. Nesse sentido, o Município de  Gouveia ponderou, ainda, realizar a edição do Gouveia Art Rock no final deste ano, no entanto,  para evitar as eventuais perdas financeiras com os custos de produção do evento, que a  necessidade de um adiamento abrupto, por motivo de atrasos de obra, pudessem originar,  entendeu por bem adiar o GAR para o ano de 2024. 

O Gouveia Art Rock é um festival de música progressiva único no país que junta, desde a sua  primeira edição, em 2003, músicos e artistas de todo o mundo que têm contribuído para o tornar  num dos melhores festivais do género na Europa. 

O GAR irá regressar a Gouveia, nos dias 03 e 05 de maio de 2024, prometendo aos entusiastas da  música alternativa, espetáculos memoráveis e momentos de verdadeira euforia e celebração da  cultura.