O Município de Góis promove, este sábado, o espetáculo O2 Oxygen, pelas 21h30, no Largo Francisco Inácio Dias Nogueira (antigo Largo do Pombal), inserido no projeto “Viver os Rios”.
“Num futuro frágil e incerto, emerge um Mundo entorpecido pela desenfreada modernização, suspenso pelas poucas memórias que ainda ecoam em corpos resilientes na procura incessante do elemento vital que lhes suporta a Vida.”
O2 trata-se da nova produção da Companhia PIA, uma Performance que, através das linguagens do Teatro Físico e das Formas Animadas, convida o espectador a uma reflexão sobre como poderia sobreviver uma sociedade, onde a tecnologia desvanece as relações humanas e o acesso ao oxigénio se torna um luxo.
Um projeto de Arte Pública intercultural, que nasce na cidade de Macau, onde registos de níveis alarmantes de partículas poluentes começam a ser recorrentes. Um cenário idílico, mas por razões inapropriadas, para a criação de uma obra que surge com o intuito de sensibilizar os demais a uma, cada vez maior, necessidade de se encontrar práticas sustentáveis como forma de superar as adversas alterações ambientais que se tornaram, hoje em dia, transversais a todos.
Na contemporaneidade, a Arte apresenta a oportunidade de habitarmos mundos artísticos, onde as inter-relações criativas e críticas, estimulam os nossos sentidos, rompendo conceitos, hibridizando conceções, articulando e cruzando artefatos e processos, abrindo assim novas possibilidades.
O espetáculo enquadra-se em “Viver os Rios”, um projeto em rede que junta os municípios de Góis, Oliveira do Hospital e Penacova através da valorização do Património Natural e Cultural.