O Município de Góis, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), viu a candidatura apresentada à medida “Radar Social” aprovada, com um financiamento global no valor de 169.302,59€.
Este projeto, que tem duração de 27 meses, assenta num trabalho de parceria e cooperação, de referenciação e de reconhecimento dos problemas de pobreza e exclusão social, em complementaridade com as redes locais, para o qual serão afetos dois técnicos superiores da área das Ciências Sociais e Humanas.
A medida concretizar-se-á através da identificação de pessoas em situação de vulnerabilidade social e/ou risco de pobreza e exclusão social ou descriminação, nas suas múltiplas funções, com recurso a um sistema integrado de georreferenciação social.
Pretende-se, desta forma, implementar um modelo de intervenção comunitária e de desenvolvimento local, em estreita colaboração com a rede de parceiros, para que possam ser dadas respostas mais céleres e assertivas aos problemas diagnosticados, aumentando assim o conhecimento sobre os grupos mais vulneráveis e assegurando o planeamento de respostas diferenciadas.
O projeto está dividido em duas fases, iniciando-se com a atualização do diagnóstico social e com a elaboração do plano de desenvolvimento social e do plano de ação, os quais vão incluir as atividades a desenvolver, com metas e respetivos indicadores. Será ainda realizado o mapeamento dos recursos, locais e regionais, para garantir maior eficácia das respostas e melhor coordenação das intervenções.
Na segunda fase, vai proceder-se à georreferenciação social de âmbito municipal, que permite identificar pessoas/famílias em situação de vulnerabilidade social e/ou risco de pobreza e exclusão, colocando, depois, em prática o plano de ação que deve assegurar o encaminhamento dos casos referenciados para a rede dos serviços de atendimento e acompanhamento social.