O Município de Góis vai acolher a exposição temporária ‘Mulheres do 25 de Abril’, de António Canteiro e Mário Marques, uma exposição sobre 25 Mulheres que se opuseram à política do Estado Novo (1933-1974) e, por esse motivo foram perseguidas, presas, torturadas e levadas ao exílio, que estará patente ao público, com entrada gratuita, de 7 a 30 de abril, no Foyer da Casa da Cultura de Góis.

As Mulheres retratadas contribuíram para o fim da ditadura salazarista, desencadeada pela Revolução do 25 de Abril de 1974 e, consequente para a instauração da Democracia em Portugal. Os seus nomes são: Catarina Eufémia, Diana Andringa, Glória Marreiros, Helena Cabeçadas, Helena Pato, Irene Flunser Pimentel, Isabel do Carmo, Luísa Tito de Morais, Margarida Tengarrinha, Maria de Jesus Barroso, Maria de Lourdes Pintasilgo, Maria Helena Gorjão, Maria Helena Vieira da Silva, Maria Isabel Barreno, Maria Lamas, Maria Luísa Cabral, Maria Luiza Sarsfield Cabral, Maria Manuela Macário, Maria Stella Piteira Santos, Maria Teresa Horta, Maria Velho da Costa, Natália Correia, Odete Santos, Sophia de Mello Breyner Andresen e Vera Lagoa.

As pinturas das figuras homenageadas, em acrílico, são da autoria de Mário Marques, e estão complementadas com textos poéticos e biográficos, da autoria de António Canteiro.

Para mais informações sobre horários de visita e/ou agendamento de visitas de grupos deverá contactar o Posto de Turismo Municipal [E. turismo@cm-gois.pt | T. 235 770 113].