Viseu Dão Lafões e a sua Gastronomia de excelência marcaram esta quarta-feira o arranque de mais uma BTL – a Bolsa de Turismo de Lisboa, o principal certame turístico nacional, que decorre até 5 de Março. As ativações desenvolvidas no stand da CIM Viseu Dão Lafões, nomeadamente dois showcookings protagonizados pelo chef Estrela Michelin e embaixador da região, Diogo Rocha, acompanhado pela inspiração de Carolina Deslandes e de Liliana Santos, convocaram sabores e atenções. E, entre as ilustres surpresas, juntou-se ao serviço mais uma referência da cozinha portuguesa, a Chef Justa Nobre, valorizando ainda mais o que era dado a degustar aos muitos presentes. “É verdade, Viseu tem uma grande Gastronomia”, afirmou Justa Nobre.
Ficou assim dado o mote para um dos eixos estratégicos da presença da CIM Viseu Dão Lafões na BTL 2023. “A aposta na Gastronomia, enquanto produto turístico tão valioso quanto identitário do território e das suas gentes, é um dos pilares de comunicação ao longo destes dias. E surge precisamente no seguimento do mais relevante projeto lançado na área, o Mapa dos Segredos Gastronómicos da região, já disponível para consulta, e um desafio para que profissionais e particulares possam interpretar e perpetuar o receituário do passado, valorizando os nossos produtos. Simbolicamente, é isso que estamos aqui a fazer na BTL, através de embaixadores como o chef Diogo Rocha, ou do contributo de figuras da nossa sociedade, como Carolina Deslandes e Liliana Santos”, afirmou Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões.
O espaço próprio da CIM Viseu Dão Lafões na BTL, situado no Pavilhão 2, desenvolveu uma programação recheada de momentos de interesse para os visitantes, com um primeiro dia a destacar os municípios Vouzela, Viseu e Castro Daire. Isto a par de muitas visitas espontâneas, como a já habitual do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. A tarde ficou marcada pela inauguração oficial do Stand CIM Viseu Dão Lafões.
“Estamos no coração de Portugal. E devemos fazer as coisas com razão e com coração. É assim que aqui estamos, juntos. Temos potencialidades que devem ser mostradas e são apelativas para quem nos quer visitar. É preciso qualificar o nosso produto, fazemos o nosso trabalho, mas é preciso qualificar também as acessibilidades”, afirmou Fernando Ruas, em mais um apelo para a necessidade de conclusão das acessibilidades à região.
“Existe um mito de que o turismo só depende dos produtos, deixando de fora as acessibilidades. Hoje o turismo ultrapassa muito a convenção relacionada com a prestação de serviços. Na mesa pode estar a melhor Gastronomia do Chef Diogo Rocha, mas estão igualmente as madeiras locais, o ferro, a cerâmica, o vidro. Importa por isso que o Turismo seja trabalhado na sua transversalidade. Assim criamos as oportunidades para todos, para municípios maiores e mais pequenos. Viseu Dão Lafões resulta precisamente da constelação diversa existente nos seus municípios. Esta região é um exemplo extraordinário de competência e de trabalho. Somos a soma destas partes. Parabéns a Viseu Dão Lafões”, afirmou Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal.
A presidente da CCDR Centro, Isabel Damasceno, por seu turno, complementou: “Viseu Dão Lafões é uma fortaleza. E este stand é um exemplo da capacidade da região. Vou daqui com o coração cheio. O trabalho feito nos últimos anos dá para perceber que valeu a pena. É este trabalho conjunto que devemos continuar. Parabéns!”
Turismo Ativo, Desportivo e de Natureza
Além da Gastronomia e vinhos, o Turismo Ativo, Desportivo e de Natureza é outro eixo essencial da estratégia de promoção. Desde logo, o próprio espaço do stand CIM Viseu Dão Lafões remete o visitante para a presença da Natureza, emulando, de forma simbólica, um bosque com árvores. Está também presente um baloiço, ideal para fotografias “instagramáveis”, que convida a visitar as magníficas paisagens da região. Todo o stand é também ladeado pela representação das ecopistas, imagem de marca do território.
Neste domínio, destaque para a apresentação de mais uma edição da prova Montemuro Montemuro Vertical Run, evento icónico de Castro Daire. E, a propósito de toda a temática Turismo, Desporto e Natureza, uma saudável discussão em forma de tertúlia, que envolveu Pedro Machado (Presidente do Turismo do Centro), Jorge Vieira (Presidente da Federação de Atletismo), e Sílvia Vermelho (vice-presidente do IPDJ).
Programa diversificado durante cinco dias
O segundo dia da BTL tem como momentos mais altos a apresentação do projeto Craft – Turismo Criativo em Viseu Dão Lafões e a sessão “O Enoturismo e a Rota do Vinho do Dão”, além da continuação das apresentações dos principais destaques dos municípios, desta vez a cargo das autarquias de São Pedro do Sul, Tondela e Aguiar da Beira. Há ainda a salientar nesse dia a presença da modelo e empresária Diana Pereira – refletindo ao mesmo tempo uma aposta crescente na presença no digital.
As propostas dos municípios de Castro Daire, Oliveira de Frades, Mangualde e Nelas assumem o protagonismo no terceiro dia de feira, enquanto Vila Nova de Paiva, Sátão, Carregal do Sal e Penalva do Castelo são os destaques do quarto dia. A programação de Viseu Dão Lafões na BTL termina, no quinto e último dia, com momentos dedicados aos municípios de Sátão e Santa Comba Dão.
Espaço tem mais de 200 metros quadrados
O stand de Viseu Dão Lafões tem como base a forma hexagonal que compõe o logótipo da CIM. O núcleo central abre para o exterior as principais áreas da proposta: Cultura – Gastronomia & Vinhos – Show Room, interligadas por um percurso elevado que se destaca e que representa as ecopistas e a área do Turismo de Natureza.
Enquanto os espaços do piso térreo configuram espaços de proximidade, o percurso elevado explora o aspeto cenográfico da paisagem, quer natural quer urbana, que caracteriza a região, permitindo uma diferente perspetiva das diferentes áreas do stand e da própria feira.
O elemento natural estende-se a todas as áreas, conjugando plantas naturais com diferentes materialidades para obter um sentido orgânico, rústico e moderno.