Esta será a primeira vez que a região recebe o evento mais prestigiado da gastronomia nacional.

Centro de Portugal foi ontem confirmado como o anfitrião da gala de apresentação do Guia Michelin Portugal em 2027.

O anúncio foi feito durante uma conferência de imprensa na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, onde também foi revelado que a edição de 2026 decorrerá na Madeira.

Turismo Centro de Portugal esteve representada na conferência de imprensa por Anabela Freitas, vice-presidente da Comissão Executiva, e Jorge Loureiro, presidente do Conselho de Marketing da entidade.

Esta será a quarta vez que se realiza a edição portuguesa do evento mais prestigiado da gastronomia internacional, e a primeira vez que terá o Centro de Portugal como palco, em local ainda não revelado. Uma escolha que representa um reconhecimento claro da evolução, qualidade e autenticidade da oferta gastronómica da região.

“É com enorme orgulho que o Centro de Portugal recebe este anúncio. A gastronomia é uma das maiores riquezas do nosso território, pela sua diversidade e conexão com a terra, produtores e identidade cultural das comunidades.

A Gala do Guia Michelin será uma oportunidade privilegiada para mostrar ao país e ao mundo o que distingue a região Centro de Portugal e projetar, ainda com mais força, este território como destino turístico preferencial”, sublinha Rui Ventura, presidente da Turismo Centro de Portugal.

“Acolher mais um evento de referência é motivo de grande satisfação para o Centro de Portugal. Esta decisão reconhece o excelente trabalho que tem vindo a ser feito no setor em toda a região e motiva-nos a continuar a valorizar o que nos torna únicos”, considera, por sua vez, a vice-presidente Anabela Freitas.

A gala do Guia Michelin é o momento mais aguardado do ano pela comunidade gastronómica. É nela que são reveladas, de forma oficial, as novas estrelas Michelin atribuídas aos restaurantes de Portugal, bem como as menções no Guia Michelin, distinções que simbolizam a excelência culinária e têm consequência direta na projeção dos premiados.

A cerimónia reúne chefs, críticos, jornalistas e figuras de relevo da gastronomia, constituindo uma montra de prestígio e influência com impacto internacional.