No próximo dia 17 de maio, pelas 21h30, o Teatro Municipal da Lousã será palco de uma noite especial dedicada ao circo contemporâneo, numa gala comemorativa dos 35 anos da Companhia Marimbondo. Fundada em 1990 por Detlef Schafft, Harry Rothermel e Hugo Haug, a companhia teve desde sempre a sua sede na Lousã, afirmando-se como uma das pioneiras do novo-circo e do teatro de rua em Portugal.
Com um percurso marcado pela inovação artística e pela colaboração internacional, a Marimbondo acolheu ao longo dos anos artistas de 12 diferentes nacionalidades. Em 2000, transformou-se numa associação cultural, assumindo a produção de diversos eventos culturais de relevo, como o Encontro Português de Malabarismo, que organizou em sete edições, e o festival “Marionetas ao Centro”, cuja primeira edição teve lugar em Penela, em 2006.
Um dos marcos mais significativos da companhia aconteceu em 2019 com a inauguração do Momo – Museu do Circo, fruto de um protocolo com a Câmara Municipal da Lousã. Este é o único museu dedicado ao circo em Portugal e serve não só como espaço expositivo com visitas guiadas, mas também como palco de festivais e espetáculos, como o Xarivari – artes de rua, ou o Palari – festival de curtas-metragens com temática circense.
A qualidade e relevância do trabalho da Marimbondo têm sido reconhecidas ao longo do tempo, com distinções como o Luk Vincent Award em 2006, no Festival Internacional de Marionetas de Gent (Bélgica), o primeiro prémio no Festival Internacional de Palhaços La Farandula em Gran Canaria em 2015, o prémio Lausus em artes performativas e, mais recentemente, a medalha de mérito do Concelho da Lousã em 2022. Desde 2017, a companhia detém também o estatuto de Interesse Cultural atribuído pelo Ministério da Cultura.

A gala de aniversário contará com a apresentação dos atores Ângela Pinto e Hélder Gamboa, e reunirá alguns dos mais destacados nomes do novo-circo português. Entre os artistas confirmados estão os malabaristas Mica Paprika, Carlos Gaudi e Tosta Mista, o palhaço Diogo Duro, a banda Mimo’s Dixie Band e Mila Xavier nas acrobacias aéreas. A internacionalização do evento será marcada pela presença da Carousel Company, da Estónia, com um número de roda cyr. Haverá ainda atuações da CTEP – Companhia de Teatro Experimental de Poiares, bem como dois números apresentados pela própria Companhia Marimbondo.
O espetáculo promete uma noite memorável, repleta de humor, arte e emoção, celebrando mais de três décadas de criatividade e dedicação ao circo contemporâneo.
Para mais informações, os interessados podem contactar através do número +351 963772354 ou do email companhiamarimbondo@yahoo.com.