Filhos de emigrante português morrem em explosão em França

Duas crianças, de três e cinco anos, morreram esta segunda-feira na sequência de uma explosão ocorrida num prédio em Trévoux, perto de Lyon, França. Os meninos eram filhos de um emigrante português, natural de Cabeceiras de Bastos, distrito de Braga, e de uma mãe francesa, que sobreviveu com ferimentos.

Segundo o jornal Le Parisien, a explosão aconteceu por volta das 17h30 locais (16h30 em Lisboa) num edifício de quatro andares próximo de uma escola secundária, que teve de ser evacuada. A autarquia de Trévoux indicou que várias pessoas foram encaminhadas para unidades hospitalares e cerca de 30 receberam assistência no local devido ao estado de choque.

De acordo com o jornal francês Le Progrès, a explosão foi ouvida a vários quilómetros de distância e provocou o estilhaçamento das janelas de duas escolas próximas. Relatórios preliminares sugerem que o incidente poderá ter sido causado por uma fuga de gás, embora ainda não exista confirmação oficial.

O ministro do Interior francês, Laurent Nuñez, expressou as suas condolências às famílias das vítimas e afirmou que acompanhava de perto a evolução da situação. As autoridades estabeleceram um perímetro de segurança enquanto investigam o incidente.

O conselheiro das Comunidades Portuguesas em Lyon, Manuel Cardia Lima, esteve no local e afirmou: “É uma tragédia, oferecemos todo o nosso apoio a esta família. O pai está em choque”.

0