O Município da Figueira da Foz associou-se à campanha nacional da EAPN Portugal, contra o discurso do ódio, sob o lema “O Discurso de Ódio não é Argumento. #Daravoltaaotexto #EAPN”.
O discurso de ódio tem vindo a ganhar cada vez mais espaço dentro da Europa e em Portugal não é exceção. Este discurso encontra-se reproduzido não só num “português suave” em conversas e comentários espontâneos, mas também de forma explícita através das redes sociais, de caixas de comentários de notícias, nas paredes das cidades ou mesmo em ações de ruas.
A campanha visa assim alertar para tipos distintos de discriminação (ex. classismo, xenofobia, machismo, racismo, homofobia e transfobia) – e quer, de forma simples e eficaz, defender um discurso humano, digno e com algum humor, com o objetivo de desarmar a futilidade com que muitas dessas ofensas são proferidas, provocando uma reflexão critica sobre esses preconceitos.
Esta Campanha teve um enorme sucesso e mobilizou para além de muitas pessoas anónimas, várias figuras públicas ligadas ao teatro, música, fotografia, literatura, dança, academia e de outras áreas de atividade que, literalmente, aceitaram vestir esta camisola e partilhar nas suas redes sociais – Facebook e Instagram – fotografias suas com as mensagens da campanha.
Os mupis da campanha estarão distribuídos pela cidade a partir de amanhã, dia 07 de abril até ao dia 14 de abril.