Os clubes de futebol vão ser autorizados a contratar imediatamente, mas somente até ao fim da presente época, até dois atletas inscritos nos campeonatos da Ucrânia e da Rússia, anunciou ontem a FIFA, em comunicado.
Esta medida excecional de criação de emprego temporário, fora da habitual janela de transferências, é uma resposta concertada entre a FIFA e a UEFA para proteger futebolistas e treinadores durante a guerra na Ucrânia, após a invasão da Rússia.
Refira-se que, além de vários jogadores, também os treinadores alemães Daniel Farke e Markus Gisdol já deixaram os seus clubes, o Krasnodar e o Lokomotiv de Moscovo, respetivamente.
De recordar que depois da invasão à Ucrânia, a Rússia viu a sua seleção e as suas equipas serem suspensas de todas as competições internacionais.
Desta forma, o país organizador do Mundial2018 não vai estar no Mundial do Qatar deste ano e não terá mais equipas nas competições europeias, além de ter perdido para Paris a organização da final da Liga dos Campeões desta época, prevista para São Petersburgo.