O Festival do Arroz e da Lampreia está de regresso a Montemor-o-Velho, de 10 a 19 de março, com um programa de animação reforçada e ainda viagens de comboio turístico gratuitas. O evento junta a gastronomia à animação musical e à descoberta do património local.
À TVC/MundialFM, o presidente da Câmara referiu que este Festival é um momento épico de promoção gastronómica:
Dada a escassez da Lampreia, Emílio Torrão aconselhou a reserva, num dos 12 restaurantes aderentes, e sublinhou que Montemor tem preservado as receitas tradicionais:
Neste Festival, há também lugar para animação. Mónica Sintra, Marco Rodrigues e Herman José são alguns dos nomes que vão passar por Montemor-o-Velho. Emílio Torrão destacou ainda o nomes regionais:
Também o presidente do Turismo Centro de Portugal esteve na apresentação do Festival da Lampreia, destacando que a gastronomia é um dos ativos com que Portugal se projeta dentro e fora de portas. Pedro Machado afirmou que este é um certame que mantém a autenticidade local:
O festival conta com a adesão de 12 restaurantes do concelho, que recomendam a marcação prévia, devido à escassez de lampreia.
Na vertente de animação, que inclui a atuação de ranchos e grupos folclóricos locais e ainda um programa com diversos DJ, destacam-se os concertos de Mónica Sintra, Marco Rodrigues e Herman José, na tenda instalada no largo da feira, no centro da vila de Montemor-o-Velho.
O programa completo pode ser consultado no site da autarquia.