A edição de 2022 da Feira dos Santos, do Mel e da Castanha vai realizar-se no formato idealizado no novo mandato, centrando a maioria das iniciativas no Pavilhão Gimnodesportivo Municipal, na sua área envolvente e também no Parque do Cerejal, junto ao ex-líbris natural de Góis, o Rio Ceira.

A Feira é uma organização do Município de Góis, que conta com a inestimável colaboração de distintos parceiros: o Agrupamento de Escolas de Góis, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Góis, o CLDS 4G Góis Solidário I + Inclusivo, Inovador e Impulsionador, a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, o NFIT Project de Góis, o Grupo Voluntariado de Góis da Liga Portuguesa Contra o Cancro, o Rancho Folclórico “As Sachadeiras da Várzea” e o Rancho Folclórico “Serra do Ceira”.

Música, artesanato, tradição, etnografia, gastronomia – show cooking, animação de rua, desporto, cultura, atividades infantis, pinturas faciais e o tradicional magusto vão preencher os três dias do certame.

Este certame realizou-se pela primeira vez no dia 1 de novembro de 1957, no Parque do Castelo, na zona antiga da vila de Góis. Associada ao costume da matança do porco, a feira viria a tornar-se num convívio tradicional, de reunião das famílias.

Ao longo dos anos, este evento tem vindo a promover as potencialidades do concelho, divulgando os produtos da região, que já se encontram entre nós desde tempos imemoriais.

Produtos nossos muito valorizados no certame, atualmente, são o Mel e a Castanha, que, em tempos, passaram a fazer parte do nome da feira como conhecemos hoje, tal o seu protagonismo.