Portugal é o país do mundo com maior taxa de vacinação completa, faltando cerca de 370 mil doses para atingir os 85% de portugueses com as duas doses da vacina. Uma meta que deverá ser atingida no final do mês.

Em declarações aos jornalistas, em Viseu, o responsável pela ‘task-force’ sublinha que o processo de vacinação venceu o vírus:

O vice-almirante Henrique Gouveia e Melo espera que esta meta de 85% seja atingida já no final deste mês:

Por sua vez, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, diz que a situação de Portugal é ‘invejável’:

O Chefe de Estado deixa criticas aos negacionistas, lembra que o perigo ainda não passou e apela à responsabilização individual e coletiva dos portugueses, sobretudo no regresso às aulas e no Natal e Ano Novo:

Os 15% de portugueses que não estão vacinados são sobretudo crianças com menos de 12 anos, pessoas que por razões médicas não podem tomar a vacina e os negacionistas, que representam cerca de 3%.

Nestes 15% estão também os recuperados de covid-19 que ainda não podem ser vacinados. Antes tinham de esperar 6 meses mas agora, com as novas normas da DGS, já podem tomar a vacina ao fim de três meses.

Ontem, na reunião que juntou políticos e peritos, no Infarmed, em Lisboa, os especialistas defenderam menos restrições no combate a pandemia, mas ainda com prudência. Os peritos apelaram à responsabilidade individual e sublinharam a importância de manter a testagem, reforçar a vacinação e estar atento às variantes.

O Governo vai agora discutir, no Conselho de Ministros do próximo dia 23, um eventual alívio das medidas restritivas.