A Câmara Municipal (CM) de Coimbra inaugura amanhã, dia 1 de julho, às 17h00, na galeria do Museu Municipal de Coimbra – Edifício Chiado, a exposição de pintura intitulada “O Olhar, o Espaço e o Tempo”, de António Monteiro. A exposição, de entrada livre, pode ser visitada até 17 de julho de terça a sexta-feira, entre as 10h00 e as 18h00, e aos sábados e aos domingos, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.
A galeria do Museu Municipal de Coimbra – Edifício Chiado vai ter patente ao público, de amanhã a 17 de julho, a exposição “O Olhar, o Espaço e o Tempo”, de António Monteiro. A inauguração da exposição decorre amanhã, às 17h00, e vai contar com a presença do autor, do vice-presidente da CM de Coimbra, Francisco Veiga, e ainda com uma apresentação de Agostinho Franklin, estudioso na área da imagem/grafismo.
Patente até ao dia 17 de julho, o acesso à exposição é livre, podendo ser visitada de terça a sexta-feira, entre as 10h00 e as 18h00, aos sábados e aos domingos, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.
Natural do concelho de Arganil, residente em Coimbra, António Monteiro é licenciado em arquitetura pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. Além do exercício de atividade na área da arquitetura dedica-se, desde jovem, à pintura como forma de expressão artística. Realizou exposições em Coimbra, Lisboa e Figueira da Foz, estando também representado em coleções privadas em Portugal e no Brasil.
Sobre a obra do artista plástico que é agora partilhada com o público de Coimbra, o historiador de arte Pedro Dias refere que se trata de “um conjunto de telas coerentes e com homogeneidade, todas diferentes, mas todas com uma inspiração comum, como se fossem distintos andamentos de uma única peça musical”. Já o escritor António Vilhena considera que “a pintura, o discurso plástico da obra expressa as emoções espontâneas de um percurso de vida, em diferentes representações de espaços reais”.