O Ever Given, o navio que bloqueava o Canal do Suez, já foi desencalhado e retomou a 80% a direção a seguir.
As manobras foram retomadas esta manhã para reposicionar o porta-contentores no centro do canal para que possa navegar.
A mesma fonte garantiu que os motores do navio funcionam e que logo que esteja reposicionado, o tráfego poderá ser retomado, mas não há ainda indicação de quando isso poderá acontecer.

Este domingo havia mais de 320 navios à espera de poderem atravessar o Canal do Suez, quer em direção ao Mediterrâneo, quer ao Mar Vermelho.
O bloqueio desta via estratégica da navegação mundial está a ter um impacto importante no transporte de petróleo e gás para a Europa a partir do Médio Oriente.
A Síria já começou a racionar a distribuição de combustíveis no país devastado pela guerra e nos mercados internacionais o aumento dos preços já se faz sentir.
Faz quase uma semana que o Ever Given está a bloquear a passagem, onde a causa do incidente que levou o gigante dos mares a atravessar-se no Canal ainda não foi divulgada, inicialmente o motivo era os ventos fortes, combinados com uma tempestade de areia, mas agora, à possibilidade de erro humano.