Portugal chegou à fase intermédia da qualificação para o Campeonato da Europa com um registo impecável (5 vitórias, 15 golos marcados e nenhum sofrido) ao derrotar a Eslováquia por 1-0 na noite de sexta-feira. Portugal está longe de ser uma equipa de dois homens só, mas Bruno Fernandes ou Cristiano Ronaldo marcaram em todos os cinco jogos de qualificação, que deram início ao reinado do técnico Roberto Martínez após a decepcionante eliminação nos quartos de final do Campeonato do Mundo do ano passado.

Outros terão agora que intervir já que Ronaldo está suspenso depois de ter recebido um cartão amarelo frente à Eslováquia. Após duas vitórias consecutivas fora de casa por 1-0, Portugal regressa agora à acção em casa. A confiança será elevada entre os campeões europeus de 2016, depois de vencer os últimos três jogos em casa “a zero” e de vencer os nove jogos em casa contra o Luxemburgo sem sofrer golos.

Esta equipa luxemburguesa já superou as expectativas ao vencer três jogos nesta qualificação, e agora está em terceiro lugar no Grupo J, após a vitória de sexta-feira por 3-1 sobre a Islândia. Pela primeira vez desde setembro de 2018, os homens de Luc Holtz conquistaram três vitórias internacionais consecutivas e só perderam até agora frente à segunda classificada Eslováquia.

Conseguir algo desta viagem ao Algarve ainda parece muito difícil, tendo em conta os 80 lugares que os separam no ranking da FIFA (Portugal: 9º, Luxemburgo 89º. Ainda assim, eles não são estranhos a desafiar as probabilidades, já que a vitória de junho por 2-0 na Bósnia-Herzegovina encerrou uma sequência de 16 jogos fora de casa em qualificações sem vitórias.

Jogadores a serem observados: Depois de marcar no seu 29º aniversário contra a Eslováquia, Bruno Fernandes tem agora três golos e uma assistência nas suas últimas três partidas pelo clube e pela seleção, e marcou por Portugal contra o Luxemburgo em 2021. Dez anos mais novo que Fernandes, Yvandro Borges Sanches está a destacar-se depois de marcar nos dois últimos jogos do Luxemburgo.

Estatística curiosa: Portugal marcou depois dos 75 minutos em cada um dos últimos sete jogos frente ao Luxemburgo.