Face à Nota de Imprensa conjunta da Quercus e do Movimento Não Lixes, intitulada “Quercus e Movimento Não Lixes alertam para intervenções destruidoras na orla costeira”, enviada e à qual a Câmara Municipal de Ílhavo tomou conhecimento através da comunicação social, informa que suspendeu os trabalhos de limpeza dos passadiços da Praia da Barra, por tempo indeterminado, e irá convocar uma reunião de urgência, para as próximas horas, com a Quercus e o Movimento Não Lixes.

Os trabalhos de conservação que têm sido desenvolvidos nos Passadiços na Praia da Barra, desde o dia 16 de maio, têm como objetivo manter os passadiços transitáveis, ou seja, garantir a acessibilidade pedonal às pessoas e a visitação por parte de pessoas com mobilidade reduzida, assegurando, em simultâneo, a conservação da natureza.

Esta intervenção visa garantir a acessibilidade dos passadiços na época balnear, através da remoção da areia dos passadiços, de modo a torná-los circuláveis. Nesse sentido, procedeu-se à ação de limpeza das areias na plataforma do próprio passadiço e nas zonas contíguas.

A areia que cobre os passadiços e que está a ser movimentada reforçará as dunas a nascente e a poente.

No decorrer desta operação de conservação estão a ser realizadas ações de manutenção das madeiras do passadiço e será aumentado o número de regeneradores dunares para o reforço estrutural das próprias dunas. 

Circular nos passadiços protege as dunas, uma vez que direciona a circulação das pessoas para um trajeto único.

Esta intervenção vai ao encontro da reivindicação crescente da população, nos últimos meses, para remover a areia dos passadiços, de modo a garantir a sua acessibilidade.