O matemático Óscar Felgueiras, um dos especialistas que desenhou o plano de desconfinamento e a matriz de risco, prevê que as infeções por covid-19 dupliquem na próxima semana, na região norte.
Nesse sentido, é expectável que vários concelhos da região recuem no desconfinamento devido ao aumento dos contágios, por causa do S. João e de outras festas:
Apesar deste previsível aumento, Óscar Felgueiras admite que o número de novos casos comece depois a baixar. Mas não é só na região Norte que a situação é preocupante. O Algarve é outra das zonas do país onde a pandemia pode evoluir de forma mais negativa nas próximas semanas.
Ouvido pela Antena 1, o também matemático Carlos Antunes, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa diz que as duas regiões deverão atingir os números de contágios e internamentos da terceira vaga:
Esta segunda-feira, em entrevista à TVI, a ministra da Saúde alertou que, a este ritmo, Portugal pode chegar aos quatro mil casos diários de covid-19 dentro de 15 dias, o que não é um bom cenário.
Marta Temido apelou ainda a comportamentos responsáveis:
A governante destacou a vacinação como uma das principais ferramentas para travar a propagação do vírus:
Em relação a medidas mais musculadas para combater o vírus, Marta Temido não as coloca de parte, desde que legalmente enquadradas:
Excertos da entrevista da ministra da Saúde à TVI. Marta Temido adiantou que o Governo espera um agravamento, para o dobro, dos novos casos diários de covid-19, o que significa cerca de quatro mil, reforçou a importância da vacinação e apelou a um comportamento responsável por parte dos portugueses.