A Universidade Nova de Lisboa, analisou diferentes estudos internacionais que dizem que os mais prejudicados pelo encerramento das escolas são os alunos mais pobres.
Na Inglaterra, o atraso na aprendizagem dos alunos mais desfavorecidas em relação aos colegas terá aumentado 36%.
Nos Estados Unidos os estudos concluíram que os alunos do segundo e terceiro anos tinham uma capacidade de leitura 30% inferior à dos colegas dos mesmos níveis de ensino, em anos letivos anteriores.
No final do ano letivo, o Ministério da Educação vai voltar a realizar testes de diagnóstico para avaliar os efeitos do ensino à distância nas aprendizagens dos alunos, revelou esta quarta-feira o ministro.
Durante o mês do Janeiro, no inicio deste ano, cerca de 30 mil alunos do 3º, 6º e 9º anos, em mais de 1400 escolas de todo o país, tinham realizado testes de diagnósticos para aferir o que aprenderam durante a pandemia de Covid-19. Onde os objetivos desses testes, cujos resultados deverão ser conhecidos em breve, foi avaliar os conhecimentos dos estudantes em literacias científicas, matemáticas, leitura e informação.
Durante mais de três meses em que as aulas presenciais foram suspensas e substituídas pelo ensino à distância.