No âmbito das comemorações dos 50 anos da criação dos cursos de engenharia na Universidade de Coimbra, o Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra realiza, na próxima sexta-feira, dia 30 de setembro, um encontro para assinalar a data.
Com o mote “RoadMAP50 – Memória, Atualidade, Perspetivas”, a iniciativa pretende «visitar a memória da evolução do DEM e analisar a sua situação atual para perspetivar o desenvolvimento futuro. Pretende-se também que seja uma oportunidade de confraternização entre as diferentes gerações de docentes, investigadores, colaboradores e especialmente para os cerca de 5000 estudantes que já passaram pelo DEM, onde mais de 2500 obtiveram a sua graduação», afirma o Diretor do Departamento, Amílcar Ramalho.
O também professor catedrático da FCTUC sublinha que, atualmente, o Departamento de Engenharia Mecânica é uma escola que se «distingue pela excelência da formação concedida aos seus estudantes, pela qualidade da investigação científica levada a cabo nas unidades de investigação que lhe estão associadas e pelo nível de intervenção na comunidade».
O evento que assinala os 50 anos de engenharia mecânica na UC tem início às 9h30m e inclui a inauguração de uma fotogaleria e exposição permanente, retratando a evolução do DEM ao longo do tempo, o testemunho de antigos estudantes, debates sobre os desafios ao ensino da engenharia e sobre a relação do DEM com a sociedade e uma visita às instalações do departamento.