O Encurtar Distâncias, projeto social de combate ao isolamento comunitário da pessoa idosa, terminou, na passada sexta-feira, dia 30 de junho, com um Desfile de Moda Intergeracional realizado no Mercado Municipal.
No evento final – Pampi Fashion, como não podia deixar de ser, os protagonistas foram os(as) participantes/beneficiários(as) do Encurtar Distâncias, através de um desfile de moda em que apresentaram trajes tradicionais inspirados na origem e nas tradições de cada freguesia do concelho, que foram confecionados com o auxílio de técnicos(as) ao longo dos últimos meses. As crianças do pré-escolar da Casa da Criança da Santa Casa da Misericórdia associaram-se à iniciativa usando trajes de profissões antigas, pelo que, lado a lado com os idosos, deram origem a um singular momento intergeracional, que valorizou os costumes, as tradições e a singularidade concelhia.
Ao longo de 36 meses e através de uma equipa multidisciplinar em itinerância pelo concelho, o projeto, dinamizado pela Santa Casa da Misericórdia de Pampilhosa da Serra, abrangeu um total de cerca de 80 pessoas idosas, promovendo a aproximação de casos em situação de isolamento, com recurso a processos de estimulação cognitiva, física e cultural, baseados na recuperação de tradições e memórias.
À margem do desfile, Alexandra Tomé, Vice-Presidente da Câmara Municipal, disse que o Encurtar Distância fez “muito bem à população” e elogiou o “forte envolvimento” que o projeto teve com as oito freguesias. “Estreitar o isolamento social” e “retardar a institucionalização” foram para a Vice-Presidente os principais objetivos atingidos. “Deixam saudades porque fizeram um excelente trabalho”, notou, expressando ainda que o “território precisa de respostas diferenciadoras que vão ao encontro das necessidades das pessoas”, pelo que é imprescindível “criar sinergias para novas candidaturas ou parcerias, seja com outros investidores, o poder central ou a comunidade europeia e sensibilizarmos para a continuidade deste tipo de projetos”.
No mesmo sentido, Flávia Brito, coordenadora do Encurtar Distâncias, referiu que o ideal era que “estes financiamentos não tivessem um início e um fim como tem acontecido”, garantido que a instituição estará atenta a “todas as candidaturas e financiamentos que permitam que estes projetos avancem”.
O Encurtar Distâncias foi cofinanciado pelo Portugal 2020/POISE/Iniciativa Portugal Inovação Social e pelos Investidores Sociais Município de Pampilhosa da Serra e Farmácia Coroa Unipessoal, Lda. Colaboram ainda nesta Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES) a marca Seaside e a ASSDZ – Associação de Solidariedade Social de Dornelas do Zêzere.