Eco-Estilistas mostram na Mealhada como tecer um mundo melhor.

Cerca de seis dezenas de jovens e técnicos do intercâmbio “Inclusão starts with Inter- Ação”, projeto Erasmus+ da Associação Eco-Estilistas, escolheram a Mealhada para partilhar vários projetos de transformação e justiça social.


Oriundos de oito países e 12 cidades do mundo, os participantes deste encontro foram recebidos, esta quarta-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, no seguimento da agenda do “Encontro Internacional de Jovens 2025 Luso-Lisboa”, um projeto Erasmus+ levado a cabo em parceria com a e.p.a. (Organização de Jovens não Governamental Internacional) e a associação Eco-Estilistas. O encontro, realizado em Portugal passa por Lisboa mas encontrou a sua base no Luso.


A e.p.a., com sede em Hamburgo (Alemanha), tem parcerias em mais de 30 países, estando a colaborar com a associação portuguesa Eco-Estilistas na organização deste evento, que reflete a oportunidade para os jovens, de diferentes países, partilharem experiências, ideias e a desenvolverem a sua identidade numa Europa global.


Na visita à Câmara da Mealhada, os jovens de Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Eslováquia, Hungria, Eslovénia e Colômbia, reunindo entre si 22 línguas maternas, numa mostra da grande diversidade europeia, apresentaram os projetos e iniciativas que estão a levar a efeito nas suas regiões.

Como voluntários, encontram soluções para um futuro melhor, seja no combate às desigualdades sociais, álcool e drogas, assim como a criação de condições para acesso à habitação, saúde e educação, inclusão de famílias vulneráveis, imigrantes, desempregados,
entre outros, promovendo um mundo mais justo e contribuindo para a construção de um futuro mais coeso e solidário.


Este intercâmbio conta com atividades como reuniões, visitas a espaços e encontros com entidades locais, permitindo momentos de trabalho em conjunto e interajuda entre os participantes.


Nesta ocasião, aproveitando a presença deste grupo internacional, associaram-se os jovens que participaram nas Arenas internacionais do Projeto Erasmus+ Change Maker’s, aos quais foram entregues os certificados “Youth Pass”, que valorizam a proatividade dos jovens no projeto de construção europeia.