As empresas que tenham aderido ao apoio à retoma progressiva vão ter direito a condições mais vantajosas em dezembro, face ao reforço das medidas de luta contra a Covid-19. De acordo com a ministra de Estado e da Presidência, os empregadores vão poder passar para “o escalão imediatamente acima” àquele em que estão atualmente:

Segundo Mariana Vieira da Silva, essa passagem para o escalão superior tem de ser pedida pelos empregadores, sem que seja preciso comprovar qualquer agravamento de perdas de faturação:

O apoio à retoma, com redução temporária do período normal de trabalho, tem a duração de um mês civil, sendo prorrogável mensalmente até 31 de dezembro de 2020.

Os trabalhadores abrangidos por este regime têm direito, no mínimo, a 88% do seu salário bruto normal.

Até ao momento, cerca de 14 mil empregadores já aderiam ao apoio à retoma progressiva, de acordo com os dados do Ministério do Trabalho. No Orçamento do Estado, está previsto o prolongamento deste regime para 2021 e a eliminação dos cortes salariais hoje aplicados.