O filme de Antoine Fuqua e protagonizado pelo ator Will Smith, “Emancipation”, já não será filmado no estado da Geórgia, como estava previsto anteriormente, como estava previsto. Em causa está a aprovação de uma lei na Geórgia contestada por limitar o acesso às urnas de minorias.

Foi esta segunda-feira, dia 12 de Abril, que a decisão foi anunciada, em protesto contra uma lei aprovada recentemente no estado americano com a suposta intenção de combater a fraude eleitoral, mas que, segundo os opositores, limitando o direito ao voto das minorais, em particular de eleitores afro-americanos.

Will Smith e Antoine Fuqua, no dia 13, esta terça-feira, decidiram juntar-se ao movimento de indignação que se formou após a aprovação desta lei e fizeram saber o filme, que aborda a história da escravatura nos EUA, será gravado noutro local.

A lei aprovada num estado onde os efeitos da escravatura ainda se fazem sentir, não reforça apenas a verificação da identidade dos eleitores. O texto proíbe também a distribuição da água e comida em filas de espera nos dias em que decorrem as votações e limita o número de urnas instaladas em cada cidade.

Devido a lei, a Liga Americana de Basebol também anunciou que o All-Star Game 2021, marcado para 13 de Julho em Atlanta, no estado de Geórgia, já não será realizará.

Coca-Cola e a Delta Airlines também fizeram questão de denunciar, publicamente, a lei.