O Município de Vila Nova de Poiares assinalou esta semana o Dia Internacional do Livro Infantil, tendo preparado para o efeito uma sessão de contos dirigida particularmente para as crianças que frequentam os estabelecimentos de ensino pré-escolar públicos e privados do Concelho.

A iniciativa, que decorreu no Centro Cultural de Poiares, proporcionou às cerca de duas centenas de crianças uma viajem pelo mundo através de contos de autor e tradicionais populares, contando com o contributo da contadora de histórias Sofia Souto Moniz e do músico instrumentista Alexander Lima, que integram o projeto cultural ‘Viajantes’.

Esta ‘viagem’, para além de proporcionar uma visão da cultura e tradições de outros povos, permitiu promover o gosto pelo livro e pela leitura entre os mais novos, procurando fomentar hábitos de leitura entre as crianças do Concelho.

Trata-se de um objetivo da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, que em cooperação com outras entidades do Concelho, em particular com o Agrupamento de Escolas, CBEISA e ADIP, proporciona à comunidade juvenil diversas atividades ao longo de todo o ano, enquadradas nesta política de promoção da leitura.

Refira-se que o Dia Internacional do Livro Infantil é celebrado em todo o mundo a 2 de abril, data que assinala o nascimento de Hans Christian Andersen, e que, desde a sua instituição em 1967, chama a atenção para a importância da leitura e para o papel fundamental dos livros para a infância.