Gabinete apoiou o processo de acolhimento e integração de migrantes de 20 nacionalidades distintas

O Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes de Viseu celebra um ano de existência no dia 12 de outubro. No decorrer deste período, o gabinete realizou 344 atendimentos a imigrantes de 20 nacionalidades diferentes, num total de 219 pessoas.

Os dados revelam uma maior procura de auxílio por parte de cidadãos angolanos, representando 40,2% do acompanhamento efetuado, seguidos da população proveniente do Brasil, com 35,3% dos atendimentos. O trabalho do CLAIM tem sido dirigido, na sua maioria, a pessoas residentes no concelho de Viseu. Estas representam 85% de todos os atendimentos efetivados.

O processo de ajuda no acolhimento e integração de pessoas provenientes de outros países tem-se debruçado principalmente sobre o tema da permanência em território nacional. Estes cidadãos recorrem ao auxílio do CLAIM por forma a tratarem das questões necessárias para uma situação regular em Portugal. O registo de menores e a inserção profissional são outros temas com representação considerável neste período de existência do gabinete.

A criação do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes de Viseu foi a resposta do Município de Viseu ao crescente número de pessoas migrantes residentes no concelho. A sua missão supera o simples fornecimento de informações, apoiando em todo o processo da receção e integração destas pessoas, em articulação com diversas estruturas locais, e nas mais variadas áreas.

Os interessados em usufruir dos serviços do CLAIM Viseu devem realizar a marcação do atendimento através dos seguintes contactos: claimviseu@cmviseu.pt ou 232 427 434. Os atendimentos realizam-se das 9 às 13 horas, de segunda a sexta-feira, nas instalações da Rua João Mendes, n° 51, 2º andar.