EDP suspende faturação para clientes afetados pela tempestade Kristin

A EDP anunciou esta quarta-feira a suspensão temporária do envio de faturação para cerca de 700 mil clientes cujas casas ou empresas se encontram nas zonas mais afetadas pela tempestade Kristin, que provocou cortes de energia e estragos em diversas regiões do país.

Além da suspensão da faturação, a elétrica revelou que irá disponibilizar planos de pagamento adaptados à situação de cada cliente, sem juros, de forma a aliviar as dificuldades provocadas pelo mau tempo.

Os dados mais recentes da E-Redes indicam que ainda permanecem sem energia cerca de 86.000 clientes, sobretudo nas regiões mais críticas. O presidente da E-Redes não avançou com prazos para o restabelecimento total da eletricidade.

A EDP anunciou ainda que vai investir mais de 800 mil euros em apoio direto às populações afetadas, através do envio de equipas técnicas para limpeza e reconstrução, fornecimento de materiais de construção, apoio a centrais solares danificadas e outras medidas de assistência imediata.

A empresa alerta para riscos elétricos e recomenda que painéis solares, cabos, inversores ou outros equipamentos danificados não sejam manuseados até avaliação das equipas técnicas. A utilização de qualquer equipamento elétrico afetado por danos visíveis ou zonas inundadas deve igualmente ser evitada.

A depressão Kristin causou, há uma semana, cerca de uma dezena de mortes, centenas de feridos e desalojados, destruição de casas e empresas, quedas de árvores e estruturas, cortes de estradas, linhas ferroviárias e serviços de energia, água e comunicações. Os distritos mais afetados foram Leiria, Coimbra e Santarém.

O Governo decretou situação de calamidade até domingo para 68 concelhos e anunciou um pacote de apoio financeiro de até 2,5 mil milhões de euros.

0