A diretora-geral da Saúde considera que um eventual alívio nas restrições, impostas pelo novo coronavírus, só poderá ser implementado quando houver uma base mais estável da covid-19 e não já, quando ainda existem 50 mil casos diários e a doença ainda está muito ativa.

Em entrevista à RTP, Graça Freitas admite uma fase de transição, ainda com muitas incertezas, para uma situação mais endémica:

Entre as medidas que estão a ser equacionadas, está a forma como será abordado o isolamento de casos positivos ou de contactos com uma pessoa infetada:

A diretora-geral da Saúde apela, ainda, aos pais das crianças, com idades entre os 05 e 11 anos, que vacinem os filhos, este fim de semana, dedicado aos mais pequenos para segundas e primeiras doses.

Graça Freitas garante que o processo é seguro, apesar de algumas opiniões em contrário:

O apelo de Graça Freitas, em entrevista à RTP. Diretora-geral da Saúde pede aos pais que vacinem as crianças dos 05 aos 11 anos. É possível agendar a vacinação desta faixa etária para os dias 5 e 6 de fevereiro.

Para lá desta reabertura, o processo de administração da segunda dose em crianças já está previsto para decorrer entre 5 de fevereiro e 13 de março.