Diocese de Aveiro de luto pela morte do Padre António Correia Martins

A Diocese de Aveiro está a viver um momento de pesar com a morte do Padre António Correia Martins, conhecido por muitos como o “padre António de Ouca”, figura de prestígio e grande proximidade pastoral com as comunidades onde serviu ao longo de várias décadas.

O corpo do sacerdote ficará em câmara ardente na Igreja Matriz de Ouca, a partir das 09h30 desta terça-feira, permitindo a familiares, fiéis e amigos prestar a sua última homenagem. O funeral realizar-se-á amanhã, quarta-feira, às 15h30, seguindo depois o cortejo para o cemitério de Ouca, onde será sepultado.

Nascido em Trofa do Vouga, Águeda, a 26 de agosto de 1927, o Padre António iniciou cedo o seu percurso vocacional. Frequentou o Seminário Salesiano de Mogofores entre 1941 e 1942, prosseguindo depois para o Seminário Salesiano de Poiares (1942-1945). A sua formação continuou no Seminário de Santa Joana (1945-1949) e no Seminário dos Olivais (1949-1953), onde concluiu os estudos que o conduziram ao sacerdócio.

Foi ordenado presbítero a 29 de junho de 1953, na Sé de Aveiro, por D. João Evangelista de Lima Vidal, iniciando uma vida dedicada ao serviço pastoral, à evangelização e ao acompanhamento das comunidades paroquiais da região.

O falecimento do Padre António Correia Martins deixa um profundo sentimento de perda entre aqueles que com ele conviveram e que sempre reconheceram a sua simplicidade, dedicação e fé inabalável. A Diocese de Aveiro, a Paróquia de Oiã e a comunidade de Ouca pedem a todos que o recordem nas suas orações, em reconhecimento por uma vida inteiramente dedicada à Igreja.

0