No âmbito da comemoração do 𝗗𝗶𝗮 𝗠𝘂𝗻𝗱𝗶𝗮𝗹 𝗱𝗮 𝗘𝗱𝘂𝗰𝗮çã𝗼 𝗔𝗺𝗯𝗶𝗲𝗻𝘁𝗮𝗹, que se assinala a 26 de janeiro, uma data simbólica que pretende relembrar a importância de sensibilizar e consciencializar os cidadãos para os problemas ambientais, e envolvê-los ativamente na construção de uma sociedade sustentável, o Município de Góis lança uma campanha para a escolha dos nomes das novas mascotes, as personagens que ilustram o painel expositivo do ciclo da água, do “Ciclo da Truta de Góis – Parque da Monteira”.

A iniciativa insere-se numa estratégia lúdico-pedagógica e inclusiva de conectar as crianças ao espaço expositivo, bem como ir ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, metas locais, e da Estratégia Nacional de Educação Ambiental.

A artesã Natália Domingos, desafiada pela autarquia, concebeu os quatro bonecos, animais representativos da nossa fauna autóctone. Cada animal apresenta características distintas, físicas e comportamentais, pelo que o exercício criativo deverá fazer referência a esses conceitos.

A campanha online, aberta ao público, apresenta três fases, a primeira para sugestão dos nomes, depois as crianças do jardim de infância, do Agrupamento de Escolas de Góis, vão escolher os três nomes mais criativos para cada uma das personagens e, na terceira (e última) fase, as propostas de nomes serão divulgadas, nas redes sociais da autarquia, para votação pública do nome perfeito para cada uma delas.

𝗘 𝗾𝘂𝗲𝗿𝗲𝗺 𝘀𝗮𝗯𝗲𝗿 𝗾𝘂𝗮𝗶𝘀 𝘀ã𝗼 𝗼𝘀 𝗮𝗻𝗶𝗺𝗮𝗶𝘀?
O “Ciclo da Truta de Góis – Parque da Monteira”, para auxiliar o serviço educativo, vai contar então com o Javali (Sus scrofa), a Raposa (Vulpes vulpes), o Veado (Cervus elaphus) e com a personagem principal – Truta fário (Salmo trutta fario) para ajudar a contar várias histórias, tendo como foco a preservação da natureza, da identidade e saberes do concelho de Góis.

Para participar basta deixar uma mensagem com as vossas sugestões, até ao dia 02 de fevereiro, nas redes sociais do Município e/ou enviar um email para turismo@cm-gois.pt.