A Direção-Geral de Saúde recomenda as vacinas da Pfizer e da Moderna, para as doses de reforço anti-covid19.
Esta terceira inoculação é recomendada a residentes e utentes de lares, instituições similares e da rede de cuidados continuados integrados, pessoas com 80 ou mais anos de idade e 65 ou mais anos. Esta recomendação não é aplicável às pessoas que recuperaram da infeção pelo SARS-CoV-2.
No entanto, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Lacerda Sales, adiantou, esta quarta-feira, que o reforço de vacinação de profissionais de saúde e do setor social, terá início muito em breve:
Um assunto que Marta Temido, ministra da Saúde, ainda não comentou:
Refira-se que, também esta quarta-feira, a Liga dos Bombeiros reivindicou, em comunicado, o reforço da vacinação para os bombeiros com a terceira dose. A entidade assinalou que o reforço vacinal para os bombeiros decorre da proposta por parte da Ordem dos Médicos, que exortou o Governo a administrar a terceira dose da vacina aos profissionais de saúde.
A Liga defende que o reforço da vacina contra a Covid-19 vai garantir que os bombeiros possam prosseguir a sua atividade solidária e competente com as necessárias condições de saúde e bem-estar.
Entretanto, cerca de 17,5% das pessoas com 65 ou mais anos já foram vacinadas contra a gripe, a maioria das quais por recomendação médica, indica um estudo que acompanha em tempo real o ritmo desta vacinação.