Os principais argumentos turísticos da Mealhada estiveram em foco em mais uma edição na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), onde foi possível destacar a diversidade, autenticidade e qualidade deste destino.


O balanço da participação da Mealhada na edição de 2025 da BTL é “francamente positivo” na análise feita pelo presidente da Câmara, António Jorge Franco, que acompanhou, juntamente com a vice-presidente, Filomena Pinheiro, os principais momentos e ações para a promoção da Mealhada enquanto destino turístico.


O Município apresentou-se em várias frentes, em concertação com as estratégias da Turismo Centro de Portugal, Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, marca Mondego Bussaco, Federação Portuguesa do Caminho de Santiago, Associação Caminhos de Fátima e Termas do Centro, tirando partido da sua multiplicidade de ofertas turísticas, desde a gastronomia e a natureza até ao turismo religioso, de aventura, do desporto, termas e enoturismo, entre outros.


Com degustações das 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada (água, pão, vinho e leitão) nestes vários espaços, o Município promoveu num contexto de animação turística alargada, também com destaque, o Rally Legends, a Recriação da Batalha do Bussaco, a Feira de Gastronomia da Mealhada e os festivais de música anuais, como é exemplo o Mea Jazz & Blues.


Para Filomena Pinheiro, vice-presidente da Câmara, com o pelouro do Turismo, “a Mealhada esteve bem representada nesta edição da BTL. Conseguimos envolver sempre os agentes económicos que apresentaram as suas unidades e os seus negócios no decorrer da Feira”.


Falando de uma presença “muito positiva” no certame, a autarca lembra que “a Mealhada promoveu, e bem, os seus produtos turísticos e a sua dinamização ao longo de todo o ano, num território que é único por reunir uma diversidade de oferta integrada, que concorre, pela qualidade e especialização, para o seu posicionamento”.


O presidente da Câmara da Mealhada não tem dúvidas de que “foi uma enorme promoção da nossa oferta turística, das nossas empresas, da qualidade do nosso destino e dos muitos eventos que realizamos anualmente”.

Para António Jorge Franco, “os recentes indicadores económicos associados ao turismo, que nos mostram um expressivo aumento na hotelaria, restauração e nas operações com cartões de crédito e débito são animadores, assim como foi o feedback que conseguimos nesta BTL, onde destacámos a diversidade da nossa oferta turística e reforçámos o nosso posicionamento como destino de qualidade e autenticidade”.


Alargamento dos Itinerários Napoleónicos


A BTL 2025 foi o local escolhido para a assinatura do protocolo de alargamento da rede dos Itinerários Napoleónicos, para desenvolver esta oferta turística importante, com a entrada de 40 novos parceiros que assinaram este documento.


Recorde-se que na CIM Região de Coimbra já faziam parte os Municípios da Mealhada, Mortágua e Penacova. No contexto da Estratégia Turismo 2027, foi estabelecido o compromisso de criar e estruturar novas ofertas turísticas únicas e diferenciadoras, daí este reforço no turismo militar neste projeto que destaca as Invasões Francesas.


Aos 14 municípios fundadores, juntam-se agora mais quatro dezenas de parceiros para dinamizar a gestão da rede, criar uma agenda nacional de eventos, dinamizar uma formação executiva em gastronomia da época, formalizar uma articulação com a federação europeia das cidades napoleónicas, encontrar oportunidades de financiamento para os projetos da rede e desenvolver conteúdos e ações promocionais.