Segundo as medidas do Governo para o período do Ano Novo, a circulação entre concelhos, no território continental, é proibida desde as 00 horas desta quinta-feira até às 5 de segunda, dia 4 de janeiro, salvo por motivos de saúde, de urgência imperiosa ou outros especificamente previstos.

Quanto ao recolher obrigatório, em que é proibida a circulação na via pública, aplica-se a todo o território continental, a partir das 23 horas de hoje e nos dias 1, 2 e 3 de janeiro, das 13 até às 5 do dia seguinte.

Estão proibidas festas públicas ou abertas ao público e, à semelhança do Natal, não são permitidos ajuntamentos na via pública, com mais de seis pessoas.

Em todo o território continental, os restaurantes terão de encerrar até às 22:30 de hoje e nos dias 1, 2 e 3 de janeiro até às 13 horas, exceto para entregas ao domicílio.

Independentemente da lista de concelhos por nível de risco de transmissão da covid-19, em todo o território nacional continental, os estabelecimentos de comércio a retalho e de prestação de serviços, inclusive supermercados, poderão estar abertos apenas entre as 8 e as 13 horas, de sexta a domingo.

Segundo a lista atualizada de níveis de risco, que vigorará até 7 de janeiro, no âmbito do novo estado de emergência, existem 30 concelhos em risco extremo de contágio, 79 em risco muito elevado, 92 em risco elevado e 77 em risco moderado.

Como é sabido, a Câmara de VN Poiares ativou o Plano Municipal de Emergência, após o agravamento da situação pandémica neste concelho do distrito de Coimbra.

A MundialFM ouviu, esta manhã, o presidente, João Miguel Henriques. Segundo o autarca, a situação, apesar de grave, está a ficar controlada, registando-se cerca de 100 casos confirmados:

As declarações de João Miguel Henriques, presidente da Câmara de VN Poiares, com um ponto de situação, relativamente ao surto de covid-19 que eclodiu neste concelho do distrito de Coimbra.