A depressão Herminia, que atingiu o Norte de Portugal na madrugada deste domingo, está a causar um agravamento significativo das condições meteorológicas em todo o país. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e Coimbra estarão sob aviso vermelho entre as 12h00 de segunda-feira e as 9h00 de terça-feira, devido à agitação marítima.

De acordo com o IPMA, as ondas provenientes do noroeste poderão atingir alturas significativas de sete a oito metros, com picos máximos de até 14 metros, colocando as zonas costeiras em estado de alerta máximo.

Além disso, a partir da tarde de hoje e durante a madrugada de segunda-feira, os distritos de Aveiro, Braga, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu estão sob aviso laranja devido a precipitação persistente e intensa.

O vento forte também preocupa as autoridades, com rajadas de 70 a 90 quilómetros por hora previstas no litoral e até 110 quilómetros por hora nas terras altas do Norte e Centro. Este fator levou o IPMA a emitir um aviso amarelo para todos os distritos do país até segunda-feira.

A queda de neve, prevista a partir da tarde de segunda-feira, deverá afetar os distritos de Braga, Bragança, Castelo Branco, Guarda, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu, também sob aviso amarelo.

O IPMA alerta ainda para o alargamento da precipitação, que já afeta o Minho e Douro Litoral, às restantes regiões do país. A chuva será persistente e por vezes intensa, sobretudo durante o dia de segunda-feira.

As autoridades apelam à população para tomar medidas de precaução, sobretudo nas zonas costeiras, e para evitar deslocações desnecessárias durante os períodos de maior intensidade das condições meteorológicas adversas.