A DECO Proteste revela que 71% das famílias portuguesas tiveram dificuldades em pagar as suas contas no ano passado.

Habitação, saúde e atividades de lazer são as áreas financeiramente mais difíceis para as famílias, mas a DECO também destaca as contas relativas à mobilidade e à alimentação, que tiveram um aumento do grau de dificuldade face a 2020.

Este dados são conhecidos no dia em que termina a proibição do corte no fornecimento de água, luz, gás e telecomunicações. Uma medida excecional, que tinha sido adotada no âmbito da pandemia da covid-19.

A partir de amanhã, e no caso de haver faturas em atraso, as empresas comercializadoras podem começar a emitir avisos de corte destes serviços.

Perante esta situação, Sofia Ferreira, da DECO, em declarações à Rádio Renascença, recomenda ao consumidor com contas em atraso a negociar um plano de pagamento a prestações:

De referir que a DECO tem recebido, nos últimos meses, vários pedidos de ajuda e contactos por parte de consumidores mais aflitos e lembra que mesmo havendo corte do serviço as prestações em dívida têm de ser pagas.